sexta-feira, 17 de abril de 2009

Blog de Mudança

Em função da existência de um projeto com o nome inicialmente escolhido, as publicações não mais serão feitas aqui. O novo local incorpora o novo nome do projeto: smaraNa.

Espero sua visita!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Transferência de Conhecimento?

Lá vai a primeira provocação... rs.

Parece senso comum a definição de que conhecimento é uma construção individual e subjetiva localizada na mente de uma pessoa.

Considerando os mesmos autores que assim definem conhecimento vejo, por outro lado, discursos direcionados a uma "transferência de conhecimento". Não seria isso uma contradição? Afinal, a transferência indica um transporte de algo estático, dotado de uma essência com certo grau de rigidez. Em outras palavras, se eu transmito um conhecimento X, o outro interlocutor teria, ao final do diálogo, um conhecimento X adicionado ao seu estoque.

Mas é isso que acontece? Ou, seguindo o senso comum, o que estamos fazendo é promover estímulos, esperando que o sujeito construa um conhecimento que seja de alguma forma semelhante ao nosso, originário da informação - esta, de fato, transmitida - recombinada com suas próprias vivências?

Isso nos remete a uma outra discussão do que seria a informação... assunto controverso e longo. Por enquanto, quero ouvir opiniões - como disse antes, essa é uma provocação, não uma defesa de conceito.