quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Por que Akangatu?

Akangatu é uma iniciativa de discutir um problema grave nas organizações de desenvolvimento de software orientadas a projetos: o compartilhamento de experiências.

O termo tem origem no tupi-guarani e significa "memória", elemento fundamental no processo de aprendizado.

Para nós, o uso da memória é tácito - não temos consciência dos processos envolvidos no armazenamento de experiências e no seu resgate quando vivenciamos uma situação semelhante. Se considerarmos possível uma organização aprender, como podemos potencializar o processo de armazenamento e recuperação, permitindo que, de fato, o aprendizado seja "da organização" (disponível a todos que dela participem) e não apenas das pessoas que participaram da experiência?

Em organizações de desenvolvimento de sistemas, cada projeto possui uma carga de aprendizado extremamente valiosa, que deve se passada adiante, promovendo um crescimento da organização como um todo, de forma harmônica - isso resulta num benefício a todos, que podem aprender com as experiências de seus pares, e à organização como um todo, que dispõe de uma base de conhecimentos que alavanca sua produtividade e a gestão eficiente de seus recursos.

Baseado nessas observações, iniciei uma empreitada em busca da definição de um modelo de memória organizacional para organizações envolvidas no desenvolvimento de sistemas. E é esse desafio que lanço para os leitores interessados - o desafio de discutir, trocar experiências e aprender.